Os Jogos Olímpicos e a Realeza - Parte 2

Anteriormente publiquei o primeiro post sobre o tema, dada a proximidade do arranque das Jogos Olímpicos em Londres.
É conhecida a proximidade que alguns membros da realeza têm por estes eventos. Já falei de países como a Dinamarca, Espanha e Holanda e das suas gentes.
Hoje é tempo para os restantes. Espero que gostem.

Suécia

Outra história de amor que começou nuns Jogos Olímpicos. Desta vez em Munique no ano de 1972. Silvia Sommerlath estava a trabalhar como interprete no evento, e foi ai que conheceu o então Príncipe herdeiro da Suécia Carl Gustav, a quem viria a acompanhar durante toda a Olimpíada.
São conhecidas algumas fotografias de Silvia nos JO desse ano, nomeadamente na cerimónia de entrega de medalhas e uma fotografia também em que aparece com aquele que viria a ser o seu marido.


Silvia Sommerlath  e Príncipe Carl Gustav da Suécia

Com o passar dos anos continuam a ser os Reis da Suécia a representar este pais neste evento desportivo, geralmente acompanhados por outros casais reais e pelo filho Carl Philip. A princesa Victória costuma acompanhar a equipa paraolímpica.

Nos Jogos Olímpicos de Inverno, Turim 2006
Príncipe Carl Philip e o Rei Carl Gustav da Suécia

Os Reis nis jogos Olímpicos e a Princesa Victoria nos Paraolímpicos de Beijing em 2008.





Nos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver 2010, onde se cruzaram com Albert II do Mónaco e a sua então namorado Charlene Wittstock.



Este ano estão confirmadas as presenças dos Príncipes Victoria, Daniel e Carl Philip em Londres de 30 de Julho a 3 de Agosto. Uma novidade, mas nem por isso uma surpresa dada a ligação de Daniel ao desporto (era personal trainer da Princesa, quando se conheceram). Os Reis chegarão apenas a 7 de Agosto e ficarão pela capital inglesa até ao fim do evento.


Mónaco
Para falarmos da ligação olímpica desta família temos que recuar até aos JO de Antuérpia em 1920, em que Jack Kelly, pai da malograda Princesa Grace, ganhou duas medalhas de ouro na modalidade de Remo, em duas categorias. Nas Olimpíadas de Paris em 1924, repetiu o feito ganhando mais uma medalha de ouro, fazendo dele o primeiro atleta olímpico a ganhar três medalhas de ouro na categoria de Remo.
Jack Kelly

Mais tarde o sue filho John Kelly, irmão da Princesa Grace, seguiria a suas pisadas ganhando uma medalha de bronze nos JO de Melbourne em 1956. Antes disso já tinha competido em 1948 nos JO de Londres e nos JO de Helsínqui  em 1952.
John Kelly

A sua última competição foi nos JO de Roma em 1960, em que os Principes Rainier e Grace compareceram.

O actua monarca do Mónaco, Albert II, tem um historial curioso de Jogos Olímpicos. Participou de competições de bobsleigh nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1988, 1992, 1994, 1998 e 2002. E perguntam vocês: “o que é bobsleigh?”Pois eu também não sabia e fui pesquisar. Ora bobsleigh, bobsled ou bobsledge é um desporto de inverno no qual equipas de duas ou quatro pessoas realizam, por meio de um trenó, descidas cronometradas numa pista de gelo sinuosa e estreita especialmente construída para a competição. O trenó é movido pela força da gravidade, e pode atingir velocidades de até 150 km/h.
Príncipe Albert II do Mónaco


Desde 1924, o bobsleigh faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno, como uma competição para equipas masculinas de quatro pessoas. Em 1932, foi adicionada uma segunda modalidade, para equipas compostas por dois homens.

Curioso, não é? As coisas que eu aprendo a escrever para vocês….

Alberto II é membro do Comité Olímpico Internacional desde o ano de 1985.
Com um historial destes, nada mais óbvio do que casar com uma também atleta olímpica.

Charlene Wittstock participou nos JO de Sydney 2000 na modalidade de natação, em representação da África do Sul, tendo conquistado um honroso 5º lugar na categoria de equipas. 
Charlene Wittstock em plena competição nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000


Ainda competiu para as qualificações dos JO de Beijing em 2008, que por sinal conseguiu,  mas decidiu afastar-se da competição em 2007. Já desde 2006 que era vista na companhia de Albert II.
O seu gosto e ligação pela modalidade não diminuiu, tendo inclusive convidado a equipa olímpica sul-africana de natação para uma pequeno estágio no Mónaco antes de seguirem para Londres.

Princesa Charlene do Mónaco com a quipa olímpica sul-africana de natação

Fora isso, o casal é presença assídua tanto nos Jogos de Verão como de Inverno.

Turim, JO de Inverno 2006. Muito divertidos.

Beijing, JO de Verão 2008. Amorosos.

E em Vancouver nos JO de Inverno em 2010.


Ambos estarão presentes em Londres, logo na Cerimónia de abertura a 27 de Julho.



Noruega
Vem da Noruega a primeira medalha ganha por um membro da realeza. Nos Jogos Olímpicos de Antuérpia em 1928, o Principe Olaf, pai do actual monarca ganhou a medalha de ouro na modalidade de Vela, classe de 6 metros.

Em 1952 decorreu em Oslo os JO de Inverno. Foi a primeira vez que cerimónia de abertura foi presidada por uma mulher. Neste caso a Princesa Ragnhild, irmã mais velha do actual monarca. O planeado era ser o avô, o rei Haakon VII a fazer as honras, mas ele encontrava-se em Londres para as Cerimónias Fúnebres do rei George VI, pai da Rainha Elizabeth II, que tinha falecido 8 dias antes.
Princesa Ragnhild

O actual monarca o Rei Harlad V  é um amante da vela. Transportou a bandeira da Noruega nos Jogos Olímpicos de Tóquio 1964. 
Participou também dos jogos da Cidade do México 1968 e Munique 1972. Venceu duas importantes regatas em 1968 e em 1972, a de Gullpokalen e a de Kiel, respectivamente. Foi o segundo classificado no campeonato do mundo de meia tonelada, em 1982. Em 1988, venceu, com a sua tripulação, uma regata em San Francisco. Em 2005, venceu, com a sua tripulação, o campeonato da Europa em meia vela, com o barco "Fram XV".
Em 1994, a Noruega foi a anfitriã pela segunda vez dos JO de Inverno, desta vez na localidade de Lillehamer .
A Familia Real chegou de trenó à cerimónia de abertura, na qual o Principe Haakon teve a honra de acender a tocha olímpica dando inicio às Olimpíadas.
Da esquerda para a direita: princesa Martha Louise, Príncipe Haakon, Rainha Sonja e Rei Harald V da Noruega


São igualmente uma presença assídua nas várias edições dos JO.

Em Turim, 2006 
Principe Haakon da Noruega com o seu primo PrincipeFrederik da Dinamarca

Os Reis Harald e Sonja em Beijing 2008.



Em Vancouver 2010.
Príncipe Haakon da Noruega



Este ano está confirmada a presença  dos Principes Herdeiros Haakon e Matte-Marit.
Seria engraçado que fossem acompanhados pelos filhos.


Por último a anfitriã:


Grã-Bretanha
A receber os Jogos Olímpicos este ano, a cidade de Londres prepara-se para receber mais uma vez milhares de pessoas.
Ainda a comemorar o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II, a família real britânica será representada durante o evento por vários membros.
Recepção da Tocha Olímpica do Castelo de Windsor pela Rainha Elizabeth II e pelo Príncipe Philip

Os Duques de Cambridge e o Príncipe Henry são embaixadores da equipa britânica e estarão presentes e marcarão presença em cerca de 30 eventos durante os JO. Apaixonados por desporto, sendo o pólo uma grande paixão partilhada pelos dois irmãos, William e Henry contam com o charme e simpatia da nova Duquesa de Cambridge para animar as hostes britânicas. O calendário de  eventos em que este trio marcará presença pode ser visto aqui.
Da esquerda para a direita: Príncipe Henry, Duquesa Catherine e  Príncipe William

Catherine, também ela adepta das práticas desportistas, foi atleta de Hóquei nos seus tempos de escola. Recentemente a duquesa esteve com a equipa olímpica desta modalidade e aproveitou para matar saudades e fazer o gosto ao taco.



O entusiasmo da família real com este evento desportivo é ainda maior, já que um do seus, irá competir. Zara Philips, filha da Princesa Anne, e neta da Rainha Elizabeth II, integra a equipa olímpica britânica na modalidade de Hipismo, com o seu cavalo High Kingdom. Apropriado!

Zara Philips

Zara segue desta forma os passos da sua mãe, que no JO de Montreal em 1976 fez parte da equipa olímpica equestre, montando Goodwill, um dos cavalos da Rainha. 
Princesa Anne em plena competição nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976

Foi através desta modalidade que a Princesa Anne conheceu Mark Philips, pai dos seus dois filhos. Também ele viria a participar nos JO de Munique em 1972, onde ganhou uma medalha de ouro, e nos JO de 1988 em Seul, onde também ganhou uma medalha, desta vez de prata!
Mark Philips e Princesa Anne

 Zara tem pois elevadas expectativas para esta competição.

Aguardamos ansiosamente pelas demonstrações de apoio da realeza britânica. A avaliar pelo Jubileu, o orgulho será a nota dominante.

Let the games begin.



Comentários

Enviar um comentário