Retratos à lapela


No outro dia li que a princesa Marie da Dinamarca usou pela primeira vez o broche com o retracto da sua sogra, a rainha Margrethe II. 
Fiquei curiosa. Não só pela importância do facto, como também pela existência deste adorno muito especial que, frequentemente em ocasiões oficiais adorna os vestidos das princesas de algumas casas reais. 
Resolvi pesquisar e voilá, aqui estão algumas conclusões.
Primeiro que tudo, e respondendo à minha curiosidade, é realmente uma honra para uma princesa usar o retracto do monarca reinante á lapela. Não se podem considerar insígnias de uma Ordem, ou Grau Oficial, pelo menos em todos os casos, mas digamos que é uma maneira muito especial do monarca dizer que a pessoa presenteada merece a sua confiança. 
A quem o monarca dá esta ordem e quando a dá, é um assunto completamente privado. E apenas se tornará de conhecimento geral, quando a senhora em questão o usar em público
Esta espécie de Honra familiar difere de monarquia para monarquia e nem todos os países reinantes a usam.

Dinamarca
Neste caso estas honras são mesmo isso: honras, e não Ordens no sentido técnico.
A faixa que as adorna ostenta as cores nacionais.
A Rainha Margrethe e as suas irmãs, a Princesa Benedikte e a Rainha Anne-Marie da Grécia usam, mais frequentemente, o retracto do seu pai, o Rei Frederick IX da Dinamarca.
A princesa Mary ganhou o seu sensivelmente dois anos após o casamento (pelo menos em 2006 já o usava), enquanto Marie apenas apareceu com a fotografia da sua sogra à lapela há cerca de um mês. A primeira esposa de Príncipe Joachim, a Condessa Alexandra também tinha sido agraciada com esta honra durante o casamento.

Retratos pertencentes à rainha Margrethe (esq) e à Princesa Mary (dta)

Da esquerda para a direita: Rainha Margrethe II, Princesa Princesa Benedikte, Rainha Anne-Marie da Grécia e Princesa Mary.


Grã-Bretanha
Neste país os broches são considerados mesmo Ordens.
Os broches com o retracto do monarca são geralmente usados exclusivamente em ocasiões de gala. Se a pessoa viver o suficiente pode usar broches representativos de vários monarcas. A actual Rainha muitas vezes é vista usando a Ordem do seu pai, o rei George VI e do seu avô o Rei George V. A única diferença, além da fotografia, está na cor da faixa que sustenta o broche, que difere de reinado para reinado.  Diana, Princesa de Gales foi presenteada com esta ordem durante o casamento. Sarah, Duquesa de York, nunca foi.

Retrato da Rainha Elizabeth II

Rainha Elizabeth II usando as ordens do seu Pai e Avô



Da esquerda para a direita: Duquesa da Cornualha, Sophie, Condessa de Wessex, Princesa Anne,a  Duquesa de Gloucester, a Duquesa de Kent, e a Princesa Alexandra de Kent.


Noruega
Na Noruega os retractos são designados por actualmente por Ordem da Casa do rei Harald (actual monarca).
Mais uma vez, as ordens podem acumular-se se a presenteada tiver conhecido dois monarcas.
A rainha Sonja possui dois (do seu sogro e marido), mas opta por usar apenas o último e não exclusivamente em ocasiões de gala.
 Já a princesa Astrid, irmã do Rei, acumula três ordens familiares: do irmão, pai e avô. 
Neste caso as faixas que adornam a moldura possuem as cores da bandeira nacional e são sempre iguais de monarca para monarca.

Retratos pertencentes à Rainha Sonja (esq) e à Princesa Matte-Marit (dta)

Da esquerda para a direita: Rainha Sonja da Noruega, Princesa Matte-Marit, Princesa Martha Louise, Princesa Astrid e Princesa Ragnhild


Suécia
Neste caso, os broches representativos do monarca não são considerados Ordens.
A faixa é azul, e na minha opinião a mais bonita de todos. A moldura é adornada com diamantes, sendo que a da rainha Silvia é ligeiramente mais adornada (como natural), comparativamente à das filhas e cunhadas.

Retratos pertencentes à Rainha Silvia (esq) e à Princesa Madeleine (dta)

Da esquerda para a direita: Rainha Silvia da Suécia, Princesa Victória, Princesa Madeleine e Princesa Ingrid


Penso que é uma tradição bem jeitosa. Por outro lado deve ser bastante doloroso não receber tal distinção, principalmente quando esta vem da sogra! ;)

Comentários