Tiaras: quem, quando e como?

Achei que era altura para mais um post didáctico à semelhança do que fiz com as Ordens de Família e com as Faixas e Insígnias de Ordem de Cavalaria.
Aproveitando a calma que ainda marca o inicio deste ano civil nas várias casas reais, vamos falar de regras de utilização de Tiaras, sim?
Na verdade quem já não fez de conta que tinha uma tiara? Desde brincadeiras de criança, a máscaras de Carnaval, passando por pedidos desesperados às mães e avós para usar aquele véu de casamento guardado numa caixa no fundo do armário juntamente com aquele acessório especial, ou mesmo já em crescidos nos sonhos de casamento, ou simplesmente na loucura do momento.
Eu posso dizer que foram vários os objectos que na minha infância e adolescência fizeram de tiara na minha cabeça. Uns mais imaginativos do que outros..
No que toca a tiaras de verdade, a história é outra. Apesar de pequenas princesas, ainda sem idade para usarem tais peças, adorarem com qualquer criança brincar com as jóias da mãe (ver aqui a Princesa Benedikte com o Conjunto de Rubi da Rainha Ingrid da Dinamarca), a verdade é que existem regras mais ou menos estabelecidas  quanto à sua utilização, que podem variar e estar relacionadas com questões de etiqueta e vestuário que podem variar de casa real para casa real, não existindo regras muito concretas ou fixas para o tema.
Comecemos então pela pergunta óbvia.

Quem pode usar tiaras?
Ora bem, se pensam que estão limitadas à nobreza e realeza, enganam-se. Hoje em dia, basta ter dinheiro (e ocasiões de uso) para poder ter uma tiara, ainda que possa ser apenas emprestada.

Da esquerda para a direita as actrizes Elizabeth Taylor e Elizabeth Hurley

Antigamente o seu uso estava restrito às classes nobres e à realeza, e apenas eram usadas por mulheres casadas (geralmente as tiaras eram presente de casamento). Hoje em dia a maioria das princesas ganha a sua primeira tiara por volta dos 18 anos de idade e a regra do casamento deixou de se aplicar. O que é engraçado no facto de uma Princesa usar a sua primeira tiara relativamente cedo é poder constatar a evolução com a idade, porque geralmente a primeira tiara é bastante simples.

Da esquerda para a direita:
Princesa Anne do Reino Unido, Princesa Vitória da Suécia, Princesa Madeleine da Suécia, Princesa Theodora da Grécia e Dinamarca e Princesa Alexandra do Luxemburgo

Regra geral noivas e namoradas de membros da realeza não usam tiaras até ao dia do casamento. Mas há excepções. Caso de Máxima Zorreguieta (actual Princesa Máxima da Holanda) que usou a sua primeira tiara durante o noivado com o Príncipe Willem-Alexander, e de Carina Axelsson, namorada de há muito tempo do Príncipe Gustav de Sayn-Wittgenstein-Berleberg, que usa tiaras frequentemente, sempre que a ocasião o exige.

Da esquerda para a direita:
 Máxima Zorreguieta e Carina Axelsson
Quando são usadas?
Houve uma altura, em que a resposta a esta pergunta seria: Sempre!!
Há cerca de um século atrás, e ai os fãs de Downton Abbey podem constatar isso facilmente, era comum os jantares das famílias nobres serem ocasiões em que as pessoas se vestiam de modo bastante formal. E logo, uma excelente oportunidade para as damas usaram tiaras ou no caso das solteiras adornos no cabelo.
Da esquerda para a direita:
"Lady Mary Crawley", "Condessa-Viúva de Grantham" e "Condessa de Grantham", personagens da série Downton Abbey
No que toca aos dias de hoje e saindo do mundo das séries de ficção, as coisas são um pouco diferentes.
As tiaras são apenas usadas em situações muito especiais. E o seu uso está intimamente ligado ao código de vestuário adoptado para um determinado evento. Esse código é determinado, por sua vez,  pelo anfitrião do evento.
No entanto há outros indicadores que podem sugerir a presença de tiaras.

Hora do evento: As tiaras são geralmente usadas em eventos nocturnos, ou então em eventos que comecem a meio da tarde e prossigam noite dentro. Muitos casamentos reais que têm lugar durante a tarde são um bom exemplo disso. Foi o caso do Casamento da Princesa herdeira sueca em Julho de 2010. Em baixo alguns dos convidados.
Da esquerda para a direita:
Príncipe Phillipe e Princesa Mathilde da Bélgica, Príncipe Haakon e Princesa Matte-Marit da Noruega, Príncipe Willem-Alexander e Princesa Máxima da Holanda e Príncipe Frederick e Princesa Mary da Dinamarca.

Visitas/Ocasiões de Estado: São eventos em que a probabilidade de usar/ver tiaras é grande, devido à importância associada.
Visita de Estado do Presidente Chileno a Espanha.

 "White tie": Sempre que este código de vestuário ou traje militar se aplique aos homens, o código correspondente ás damas é vestido longo com tiara. Foi o que aconteceu no jantar prévio ao casamento do Príncipe Guillaume do Luxemburgo com Stephanie de Lannoy, no passado Outubro. Na fotografia da esquerda vemos o exemplo de traje militar e na fotografia da direita, o simples fraque e white tie.
Da esquerda para a direita:
Príncipe Willem.Alexander e Princesa Máxima da Holanda, e Arquiduque Lorenz e Princesa Astrid da Bélgica

"Black tie": Geralmente este tipo de código de vestuário para os homens não inclui tiaras para as damas. Mas como tudo neste mundo de Tiaras há excepções, como as verificadas nas celebrações do 70º aniversário da Rainha Margrethe II da Dinamarca. 

Da esquerda para a direita:
Princesa Máxima e Príncipe Willem-Alexander da Holanda, Princesa Mette-Marit e Príncipe Haakon da Noruega, Príncipe Daniel e Princesa Vitória da Suécia, Princesa Mary e Príncipe Frederik da Dinamarca

Close up das tiaras
E enganos, existem??
Claro que sim. Apesar destas questões protocolares serem preparadas com muita antecedência, também existem situações no mínimo caricatas, quer por lapso, quer por escolha. Na imagem de baixo vemos a Rainha Rania da Jordânia usando tiara numa visita de estado ao Reino Unido, enquanto que a Rainha Elizabeth II não usa. Depois numa visita à Suécia, a Grã-Duquesa Maria Teresa chegou à recepção com uma tiara, mas na fotografia de grupo.....voilá, já não tem tiara (talvez porque nenhuma dama sueca usava tiara para a ocasião). A Rainha Fabiola da Bélgica deixou de usar tiaras desde a morte do marido, mesmo em situações em que todos à sua volta usam.


E como existem enganos também existem situações destas:

Lady Katie Percy e a Tiara Mal colocada I

Princesa Mary da Dinamarca e a Tiara Mal colocada II

 Condessa Stephanie de Lannoy e a Tiara-que-quer-escapar

No primeiro e terceiro casos, tal situação aconteceu no dia do casamento das moças...Autch!!!

Como vêm existem situações e situações. E quando pensamos que existe uma regra universal, chega sempre alguém pronto a jogar uma teoria por terra.


Ficaram elucidados? 
E vocês? Gostavam dos tempos em que a cada jantar se usavam tiaras ou preferem que elas sejam realmente usadas apenas em ocasiões especiais?




Comentários

  1. Gostei mto do post. Muito mais elucidada, se bem que calculava que as tiaras atualmente só se usavam nas situaçoes referidas. E acho bem que assim continue de forma a evitar o seu uso banal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também prefiro em situações especiais, mas não sou indiferente ao glamour e importância que se dava a uma simples refeição em tempos que já lá vão...

      Eliminar
  2. A regra geral na verdade é que tiaras são usadas em eventos "white tie" à noite (ou que começam à tarde e terminam à noite), junto com vestido longo e ordens. Em eventos "black tie", geralmente não se usam tiaras, exceto em ocasiões especiais onde o convite diz que elas são opcionais (como no recente aniversário de 70 anos do rei Carl XVI Gustaf) e, muito importante, no evento "back tie", nunca se usam ordens.

    Finalmente, se o evento é diurno (matutino) com traje "morning suit" (fraque) ou uniforme para homens e vestido curto para mulheres, não se usam nem tiaras nem ordens, mas normalmente se deve usar chapéu. É os caso dos casamentos dos príncipes herdeiros da Bélgica, Reino Unido, Países Baixos, Espanha e Luxemburgo (em contraste com os casamentos com tiara e vestido longo da Dinamarca e Suécia).

    ResponderEliminar

Enviar um comentário