Parabéns Princesa Mathilde!


Hoje, a 20 de Janeiro, a Princesa Mathilde da Bélgica, Duquesa de Brabante e futura Rainha dos Belgas comemora o seu 40º aniversário.
Nascida Mathilde Marie Christiane Ghislaine d'Udekem d'Acoz, ela é a esposa do príncipe herdeiro da Bélgica, Philippe.
De ascendência belga e polaca, Mathilde nasceu em berço aristocrata. Embora o seu avô e seu tio fossem barões, ela e seu pai eram membros de uma nobreza que tinha direito ao título nobiliárquico neerlandês jonkvrouw. Mathilde é juntamente com a Princesa Stephanie do Luxemburgo, a única Princesa da Coroa e futura soberana de um país europeu que não é plebeia.
A jovem aristocrata estudou Terapia da Fala no Institut Libre Marie Haps, em Bruxelas obtendo um diploma com grande distinção académica. Matilde trabalhou como terapeuta de fala entre 1995 e 1999.
Ela também estudou Psicologia na Université Catholique de Louvain, obtendo um grau de mestre nesta área.
Mathilde casou com o príncipe Phillppe a 4 de Dezembro de 1999 em Bruxelas, tanto pelo civil na Câmara Municipal de Bruxelas e religiosamente na Catedral de Saint Michel e Gudula Santo. Por decreto real ela já se tinha tornado  princesa da Bélgica em 8 de Novembro de 1999, com entrada em vigor no dia do casamento.
Príncipes Philippe e Mathilde da Bélgica
© monarchie.be

O casal já tem 4 filhos: Elizabeth (2001), Gabriel (2003), Emmanuel (2005) e Eléonore (2008).
Princesa Mathilde e os filhos
© monarchie.be


Como princesa da Bélgica, Mathilde desempenha uma série de papéis oficiais, inclusive representando a Bélgica em visitas de Estado, recebendo visitas de Estado a partir do estrangeiro, e como patrona de muitas instituições de caridade. Ela faz parte do Fórum Económico Mundial em Davos, desde 2007, além disso a princesa tem sido membro do grupo de Jovens Líderes Globais.
Com o príncipe Philippe, ela levou a cabo algumas missões económicas para os EUA em 2011 e para o Vietname em 2012.
Princesa Mathilde da Bélgica
© monarchie.be

Desde 2009, a Princesa Mathilde tem sido a Presidente de Honra da Unicef ​​na Bélgica. Ela serve igualmente a Organização Mundial de Saúde, sendo representante especial para a imunização.
Ela também preside a cerimónias de entrega de prémios do Rei Balduíno para o Desenvolvimento Internacional Prize. A Princesa criou o Fundo Princesa Mathilde em 2001, que promove o cuidado de pessoas vulneráveis ​​e tem um prémio anual para as boas obras num sector particular. 
Por ocasião do seu 40º aniversário foram divulgadas novas fotografias oficiais da Princesa e foram lançados selos comemorativos com os quais embelezei este post
Princesa Mathilde da Bélgica do lançamento dos selos comemorativos do seu 40º aniversário


Parabéns Princesa!!!

Comentários