Membros da Realeza na Ascenção do Papa Francisco

O Mundo Católico reuniu-se hoje na Praça de S. Pedro no Vaticano para assistir à Missa de Ascenção do Papa Francisco.
Presentes também estiveram vários membros de Casas Reais europeias que quiseram assistir em primeira fila à entronização do sucessor de Pedro no Trono do Vaticano.
Felipe e Letizia da católica Espanha assistiram à missa na companhia dos Príncipes Willem-Alexander e Máxima da Holanda que serão os protagonistas da próxima entronização, a 30 de Abril.



As Princesas optaram por vestes sóbrias e mantilhas rendadas sobre a cabeça. Os Príncipes da coroa optaram por traje militar, no caso de Felipe, ou fraque no caso de Willem-Alexander. Ambos usaram as suas ordens e insígnias nacionais em destaque. Máxima, argentina de nascimento, penso que estaria muito satisfeita com a Ascenção deste Papa, também ele argentino.
Cada um deles foi ainda recebido pelo Papa Francisco.



Da casa dos Grimaldi, os soberanos o Príncipe Albert II e a Princesa Charlene também marcaram presença.



E também eles apresentaram os seus cumprimentos pessoalmente ao novo Sumo Pontífice.


Da Bélgica as representações fizeram-se ao mais alto nível com os Reis Albert II e Paola.


Paola optou por branco integral, igualmente apropriado nestas circunstâncias, e apenas permitido a soberanas católicas. Ler mais sobre o Privilège du blanc aqui.
E foi com visível satisfação que cumprimentaram Francisco.

De branco também esteve a Grã-Duquesa Maria Teresa do Luxemburgo que na companhia do seu marido, o Grã-Duque Henri e do filho de ambos, o Príncipe Félix também assistiu com emoção a esta cerimónia.



 Devo dizer que Maria-Teresa estava bastante elegante e muito risonha quando chegou a sua vez de felicitar o novo Papa.


Momentos de certo emocionantes na tomada de posso oficial de um Papa vindo da América do Sul e que promete deixar a sua marca numa Igreja que ele deseja tornar "uma Igreja pobre para os pobres".
Veremos se assim será.


Comentários