Visita de Estado à Turquia

Como sei que muitos dos meus leitores são admiradores da Rainha Rania da Jordânia, eu incluída, resolvi deixar de lado princesas e duquesas mais mediáticas nesta semana, e fazer aqui um post sobre a recente visita de Estado que os soberanos jordanos realizaram à Turquia.
Os Reis Abdullah e Rania, e acima de tudo Rania não têm sido muito vistos em acontecimentos internacionais, daí que esta visita à Turquia (ainda assim um país vizinho de religião islâmica) tenha sido razão mais que suficiente para esta publicação.
A visita durou 2 dias, de 5 a 6 de Março, e visou uma reflexão conjunta dos dois países acerca das relações bilaterais e nos últimos desenvolvimentos políticos e económicos da região.


Dia 1
O casar real foi recebido pelo Presidente turco Abdullah Gül e pela Primeira Dama Hayrünnisa Gül no Aeroporto Internacional de Ankara ao que se seguiu uma recepção no Palácio Presidencial Çankaya.
Enquanto os chefes de Estado preencheram a sua agenda neste primeiro dia com várias discussões acerca da crise do Médio-Oriente e a questão síria, Rania compareceu a um almoço oferecido pela primeira dama no Palácio presidencial. Neste almoço estiveram presentes várias esposas de importantes ministros do governo turco, e o grande tema de conversa foram os vários projectos de solidariedade e patronatos apoiados pela Sra. Gül.
Da esquerda para a direita: Rainha Rania, Rei Abdullah, Presidente Abdullah Gül e a Primeira-Dama Hayrünnisa Gül.
Fonte: t
ccb.gov.tr
Fonte: tccb.gov.tr
Fonte: tccb.gov.tr

Fonte: tccb.gov.tr
Rania, fiel ao seu estilo desfilou elegância num bonito e ainda assim discreto vestido estampado em tons preto e branco, com alguns pormenores verdes. Fiel também a si mesma mais uma vez não usou véu, ao contrário da primeira-dama turca que se cobriu da cabeça aos pés. Um dos motivos pelos quais Rania vem a ser criticada na islâmica Jordânia.

Dia 2
Um dia muito divertido para os "rapazinhos".
Os dois Abdullah's visitaram as instalações da Indústria Aeroespacial turca- TUSAS, em Ankara, e quando digo visitaram, foi mesmo a valer.

Fonte: tccb.gov.tr
Fonte: tccb.gov.tr
Fonte: tccb.gov.tr
O rei compareceu ainda neste dia  à Reunião de Cooporação Económica Turca-Jordana e encontrou-se com o primeiro-ninistro turco, Recep Tayyip Erdogan ( nomes turcos complicados..).
Rania neste segundo dia de visita visitou o Instituto de Educação Técnica para Raparigas, em Ankara, onde ficou a para das várias actividades desenvolvidas por este Instituto e que operam actualmente em 14 províncias da Turquia. A Rainha fez-se acompanhar pela esposa do primeiro-ministro turco, a Sra. Emine Erdogan.
Fonte: en.ammonnews.net
No final do dia, os Reis foram agraciados com um banquete em sua honra, oferecido pelo Casal presidencial.
Fonte: en.ammonnews.net
Não existem muitas fotografias do evento e não podemos ver com atenção as toilettes das damas neste último dia ao pormenor, mas foi visível a boa relação que existem entre os chefes de estado destes dois países e foi muito bom ver Rania de novo em visitas exteriores. Desconheço se a saia que ela usou no banquete é comprida (penso que sim), mas caso seja comprova uma vez mais a originalidade e ao mesmo tempo elegância que esta Rainha coloca em cada peça de vestuário,ou usá-la com uma camisa estampada.
A mais elegante Rainha de sempre...

Máxima mete os olhos neste exemplo.

Gostaram tanto como eu de ver Rania de novo??

Comentários

Enviar um comentário