Visitas de Estado - Suécia e Dinamarca

Por estes dias acontecem duas visitas de Estado envolvendo representantes das monarquias europeias.
A família real sueca recebe, em período de luto pela morte da Princesa Lilian, o Presidente turco Abdullah Gül e a sua esposa, (sim,os mesmo que receberam Abdullah e Rania da Jordânia a semana passada).
Já os Príncipes da Coroa Frederik e Mary da Dinamarca estão no Chile em representação da Rainha Margrethe II.

Vamos então por partes:

Família Real Sueca recebe Presidente Turco
Dia 1

Um marco histórico nas relações Turquia-Suécia, pois foi a primeira visita presidencial turca ao país escandinavo. A visita começou com uma cerimónia de boas-vindas no Palácio Real seguida de uma revista à Guarda Real. Depois de uma troca de prendas e sessão de cumprimentos na presença de vários membros do governo e parlamento suecos, os Reis ofereceram os almoço aos seus convidados em honra desta visita.

Da esquerda para a direita:
Presidente Abdullah Gül e a Primeira-dama Hayrünnisa Gül com os Reis Carl Gustaf e Sílvia da Suécia 
Foto: tccb.gov.tr
Revista à Guarda Real
Foto: Henrik Montgomery/Scanpix/k
ungahuset.se
Recepção no Palácio Real
Da esquerda para a direita: Princesa Madeleine, Principe Carl Philip, Rainha Sílvia, Primeira-dama Hayrünnisa Gül, Presidente Abdullah Gül, Rei Carl Gustaf, Princesa da Coroa Vitória e Príncipe Daniel.Foto: Jonas Ekströmer/Scanpix/ kungahuset.se


Foi visível a consternação e os semblantes enlutados dos membros da família real, mas as obrigações reais não cessam e há que representar o país, independentemente das perdas pessoais. Madeleine estava excepcionalmente elegante. Já a mana Vicky, não me consigo decidir entre a sobriedade do modelo e a semelhança com hospedeiras de bordo.

De noite, os Reis oferecerem um jantar de gala em honra dos seus convidados, no qual estiveram presentes o casal da coroa, Vitória e Daniel, o Príncipe Carl Philip e a Princesa Cristina, irmã do rei,  bem como vários membros do governos e corpos diplomáticos dos dois países. Durante o banquete os chefes de estado brindaram ao fortalecimento das relações bilaterais entre a Turquia e Suécia.




Os anfitriões mais uma vez vestiram luto rigoroso.
Quanto a jóias a Rainha Sílvia optou pela sua Tiara de diamantes Queen Sophia,que vulgarmente usa em visitas de estado. Já a sua filha Vitória optou pela sua mais recente aquisição a "nova" Tiara de Aço. Se bem que desta vez, Vitória parece ter feito uma modelagem diferente da tiara à sua cabeça, dando um efeito mais tiara, e menos fita de enfeitar o cabelo.

Príncipe Frederik e Princesa Mary da Dinamarca visitam Chile
Dia 1

Em representação da Rainha Margrethe II que por motivos de saúde cancelou esta visita, os príncipes herdeiros da Dinamarca iniciaram no dia 10 uma visita de 6 dias ao Chile, acompanhados por uma delegação dinamarquesa de negócios.
Esta visita visa o fortalecimento das relações entre os dois países, nomeadamente ao nível da energia e ambiente, arte e cultura, agricultura, alimentação e saúde.

No primeiro dia de visita, Frederik e Mary, ambos fãs de caminhadas, aventuraram-se pelo Parque Natural Quebrada de Macul.
Em roupas desportivas, o casal tirou fotografias e conheceu de perto as maravilhas naturais deste local.


Durante a noite, o casal juntamente com a sua delegação compareceu a um jantar oferecido pelo embaixador dinamarquês no Chile, Lars Nielsen, no Restaurante El Méson Nerudiano.


Mary repetiu o seu vestido preto "Nandine" de Diane Von Furtensberg. Completou o look com clutch Danish Carlen Copenhagen, modelo "Aicha Crocodile", sandálias nude que muitos discutem se são Ralph Lauren ou Christian Laboutin, também já vistas anteriormente. Mary usou ainda uns brincos vermelhos, que segundo o maravilhoso blog Royal Outfits od Crown Princess Mary , podem ser estes da marca Jewlscph.
Gosto imenso deste vestido :)


Dia 2

No segundo dia de viagem, Fred e Mary estiveram bastante atarefados. Visitaram de manhã o Monumento "Libertador General Bernardo O'Higgins", onde depositaram uma coroa de flores. Depois disso foram recebidos pela Mayor de Santiago, Carolina Tohá, onde foram presenteados com a chave da cidade.
Foram depois disso acompanhados ao almoço pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Alfredo Moreno. Durante a tarde foram ainda recebidos no Palácio Presidencial pelo Presidente Sebastián Piñera e pela Primeira-Dama Cecilia Morel (em baixo)
Houve ainda tempo para uma vista a uma escola e a um Centro Industrial Grundfus Chile em Colina.







Para este dia a Princesa optou por uma saia Prada em rosa claro com motivos florais, usada em ocasiões prévias, que combinou com um chapéu nos mesmos tons, blusa branca, mala de mão Prada, sapatos a condizer, um par de luvas e brincos Cenius & Back.
Um visual clássico, mas que não me deslumbrou. 
Aguardamos por mais Mary.



Comentários